sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Caravana Anti Nuclear - Acompanhe

 

PARTICIPE DA CARAVANA ANTINUCLEAR

No período de 28 a 31 de outubro a Caravana Antinuclear estará percorrendo os municípios pernambucanos de Jatobá, Floresta, Itacuruba e Belém de São Francisco. O objetivo é trazer para estas cidades sertanejas informações sobre o que pode acontecer se a usina nuclear for construído na região, além de mostrar outras opções energéticas como a energia solar e a energia eólica..
Vamos ter exposição de fotografia “Mãos de Césio”, debates, feira de ciências com protótipos de aproveitamento da energia solar e energia eólica, apresentação da peça “Bicho Homem”, cantadores e muito mais. Tudo para ajudar você a compreender as desvantagens da instalação da usina nuclear na região e como é possível gerar energia elétrica a partir do sol, dos ventos, de outras maneiras que não destroem a natureza. A Caravana Antinuclear espera alertar as populações para os riscos da instalação dessa usina. O governo decidiu e planeja instalar a usina nuclear, mas não faz um diálogo com o povo da região para que ele fique ciente dos riscos, principalmente à saúde e ao meio ambiente. A Caravana vem para cumprir esse papel, ajude a mobilizar o maior número de pessoas.

A sua participação é muito importante. Convide outras pessoas da sua família, do trabalho, da escola, da igreja e venham participar. Todas as atividades da Caravana serão gratuitas. Mesmo você que mora em outros municípios da região, organize um grupo da sua associação, do seu sindicato, da sua igreja e vamos juntos dizer NÃO A INSTALAÇÃO DE USINAS NUCLEARES EM PERNAMBUCO, NO NORDESTE E NO BRASIL.

Dia 28 de outubro - Sexta-feira

8 horas - Praça da Igreja

Montagem da mini-feira de ciências com protótipos para aproveitamento da energia solar e energia eólica, exposição de fotografias “Mãos de Césio”, banners explicativos das tecnologias energéticas, instalação do som.

9 horas - Inicio das atividades

10 horas - apresentação de cordelistas e poetas populares

11 horas - debate no Salão Paroquial

12:30 horas - Almoço

16 horas - Apresentação do espetáculo poético musical de educação ambiental Bicho Homem, na praça da igreja

17 horas - Encerramento das atividades diurnas

19:30 horas - Palestra-debate no Auditório da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco - FACESF (Entrega de certificado aos participantes)

21:00 horas  - Encerramento das Atividades

Dia 29 de outubro – Sábado

8 horasPraça Major João Novaes

Montagem da mini-feira de ciências com protótipos para aproveitamento da energia solar e energia eólica, exposição de fotografias “Mãos de Césio”, participação das comunidades: indígenas Pankará e dos Quilombolas, banners explicativos das tecnologias energéticas, instalação do som.

9 horas- Inicio das atividades

10 horas - Apresentação de cordelistas, grupos temáticos, e poetas populares locais

11 horas - Debate na Câmara de Vereadores

12:30 horas - Almoço

16 horas - Debate no Centro de Convenções Dom Francisco Xavier

17:30 horas - Encerramento das atividades diurnas

19:30 horas – Apresentação do espetáculo poético musical de educação ambiental Bicho Homem.

21:00 horas  - Encerramento das Atividades

Dia 30 de outubro – Domingo

8 horasPraça do Coreto

Montagem da mini-feira de ciências com protótipos para aproveitamento da energia solar e energia eólica, exposição de fotografias “Mãos de Césio”, banners explicativos das tecnologias energéticas, instalação do som.

9 horas - Inicio das atividades

10 horas - Apresentação de cordelistas e poetas populares

11 horas - Debate no Salão paroquial

12:30 horas - Almoço

17:30 horas - Encerramento das atividades diurnas

20:30 horas - Apresentação do espetáculo poético musical de educação ambiental Bicho Homem,  na praça do Coreto

21:30 horas  - Encerramento das Atividades

Dia 31 de outubro – Segunda feira

8 horasCasa da Juventude (Antiga Igreja)

Montagem da mini-feira de ciências com protótipos para aproveitamento da energia solar e energia eólica, exposição de fotografias “Mãos de Césio”, banners explicativos das tecnologias energéticas, instalação do som.

9 horas - Inicio das atividades

10 horas - Apresentação de cordelistas e poetas populares

11 horas - Debate no Clube Recreativo de Itaparica

12:30 - Almoço

16 horas - Debate na Academia da Cidade

17 horas - Encerramento das atividades

18 horas - Jantar despedida

Retorno a Recife 

CompartilharTwitterFacebook

A Caravana Anti Nuclear iníciou

CARAVANA ANTINUCLEAR está partindo para o Sertão

No período de 28 a 31 de outubro a Caravana Antinuclear estará percorrendo os municípios pernambucanos de Belém do São Francisco, Floresta, Itacuruba e Jatobá. O objetivo é levar para estas cidades sertanejas informações sobre os impactos que ocorrerão com a instalação de uma usina nuclear em Itacuruba. O ônibus conduzindo seus integrantes sairá da frente da Reitoria da UFPE, às 17 horas desta quinta-feira, dia 27. Nele vão embarcar integrantes do MESPE - Movimento Ecossocialista de Pernambuco, do Greenpeace e da Articulação Anti Nuclear Brasileira, acompanhados de professores universitários, jornalistas, artistas e ambientalistas daqui e de outras partes do país, que vieram apoiar essa mobilização.

A Caravana terá atividades integradas como exposições, debates, feira de ciências, apresentação de teatro, cantadores e poetas populares, para ajudar a população a compreender os riscos de uma usina nuclear na região, assim como as possibilidades de gerar energia elétrica a partir do sol, dos ventos, de outras fontes renováveis de energia que não destroem a natureza e nem causam danos às pessoas. “A Caravana Antinuclear espera alertar as populações para os riscos da instalação dessa usina. O governo decidiu e planeja instalar a usina nuclear, mas não faz um diálogo com o povo da região para que ele fique ciente dos riscos, principalmente à saúde e ao meio ambiente. A Caravana vem para cumprir esse papel, para isso organizações locais ajudam a mobilizar o maior número de pessoas”, afirma o coordenador da Caravana, físico e professor Heitor Scalambrini Costa.

A primeira parada será nesta sexta-feira, em Belém do São Francisco, no sábado a Caravana aporta em Floresta, no domingo em Itacuruba, local onde está prevista a instalação da usina. A última cidade a receber os manifestantes antinucleares será Jatobá, com a programação prevista para segunda-feira. Todas as atividades da Caravana serão gratuitas. Associações, sindicatos, igrejas, escolas e várias outras organizações sociais da região estão se mobilizando para participar do evento.

Contato: Heitor Scalambrini Costa – (81) 9964.4366

Jornalista/Assessor de Imprensa: Gerson Flávio – (81) 8649.8759 ou (81) 7812.0080

Encontro da frente contra a usina suja de Pernambuco

Postado por Movimento Ecossocialista de PE

Cientistas sobem o tom contra novo Código Florestal

Folha de São Paulo

17 de outubro de 2011

Cientistas sobem o tom contra novo Código Florestal
Documento entregue a senadores afirma que dilema entre produção agrícola e preservação é "falácia"
Ignorados pela Câmara no semestre passado, pesquisadores tentam intervir com propostas "mais contundentes"

CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA
Em sua manifestação mais dura sobre a reforma do Código Florestal, as principais sociedades científicas brasileiras
adjetivam partes do texto em análise como "injustificado" e "inconstitucional". A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e a ABC (Academia Brasileira de Ciências) entregaram na…

Continuar

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nascente do Rio Pajeú é Visitada Por Caravana do Comitê a Bacia do Pajeú e Alunos

Publicado por Itapetim.net em 24 de outubro de 2011

.

. Click na foto acima e veja mais fotos

Aconteceu nesta manhã de segunda feira (24/10), a visita de vários seguimentos da sociedade do Pajeú, a nascente do Rio Pajeú localizada no sítio Brejinho dos Ferreira em Brejinho – PE. Na caravana estiveram presentes: Professor Genivaldo Barros (Engenheiro Agrônomo e do Comitê da Bacia do Pajeú  sob URFE – UAST – unidade Acadêmica de Serra Talhada), Daniel Ferreira (Jornalista  do CECOR – Centro da Educação Rural e da Caravana – movimento em Defesa do Meio Ambiente), Maria de Fátima (Mary Silva – Movimento das Mulheres do Sertão do Pajeú), Alberto Rodrigues de Oliveira (ex- padre,  professor da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada e Secretário de Educação e Cultura do Congo – PB e ambientalista), Padre José Viana, Padre Adhemar de Lucena, Ailson Alves (Vereador – representando o poder Legislativo), Jonatas  Januário (Diretor de Agricultura e Meio ambiente de Itapetim – representando o poder Executivo), Ivaldo Machado do Nascimento (Secretario de Agricultura de Brejinho – PE), Valmir ( Rotary Club de Itapetim), Prof. Rosa Francisca (Voluntária da Caridade), Irmã Francisca (Igreja Católica de Itapetim),  Neves Viana (Comissão do Selo UNICEF), Maria Betânia Viana (Articuladora do Selo UNICEF e CMDCA), Audizia Alves (Presidente do Conselho Tutelar), Alunos da 6ª e 7ª série do Escola Antônio Piancó Sobrinho – EMAPS, Jorge Luiz C. de Siqueira  Filhos (Professor do EMAPS), Roberto Brito (Professor do EMAPS), José Adalberto (O poeta do Caroço do Juá), Vicente di Paula (Cantor e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapetim) e moradores daquela localidade.

Durante a visita aconteceu palestra e discursos voltados para vitalização do Rio Pajeú e preservação do meio ambiente, a água potável no planeta e a importância da preservação da nascente do rio. Musica com o Cantor Vicente de Paula, poesia com o Poeta José Adalberto e plantio de mudas de Cedro e Nim na nascente do rio pelos alunos e pessoas da Caravana Movimento em Defesa da Revitalização do Rio Pajeú.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Reunião de Planejamento Comitê do Pajeú

Prezados (as)

Em virtude da necessidade de realizar o Planejamento Estratégico do Comitê estou marcando uma reunião de planejamento na Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira, próximo a Igreja Matriz, no dia 20 deste as 9h. Caso alguém tenha interesse de participar pode confirmar por e-mail ou ligar para 87 38383142 ou 99960574.

Grato

Albertino